Conecte-se em minhas redes sociais
Proatividade

Proatividade: Só o Básico Não Basta

by Rodrigo Ferreira
Comments are off for this post.

Share this article

Vemos muitos profissionais frustrados por não conseguirem uma promoção ou um aumento de salário, mas os próprios não sabem explicar as causas. Alguns nem chegam a realizar suas tarefas básicas como deveriam e reclamam, sem razão; mas há os que fazem tudo “certinho” e se consideram elegíveis a novos cargos e premiações… Ledo engano. O que eles não percebem é que só fazer o básico, tudo certinho, não basta. Exerça a proatividade!

Assista ao Vídeo “Proatividade”

Frases como “Não faço porque ninguém me paga a mais pra fazer isso!” ou “Ah, esta não é minha função!” são muito comuns a algumas pessoas, que parecem fazer questão de não evoluírem. Elas não entendem que o crescimento é consequência da postura de quem faz além do “feijão-com-arroz”. A empresa não vai pagar pra ver… É exatamente o contrário: ela precisa ver para pagar! Simples assim.

Imagine que você tenha R$1.000 e queira investir para transformá-lo em R$10.000, por exemplo. Duas pessoas se propõem e fazer isso pra você: de um lado, um amador que lê bastante sobre investimentos e garante que vai te dar os resultados; e do outro lado, um investidor milionário… Qual dos dois tem maior probabilidade de gerar o resultado que você quer? Claro que é o investidor milionário, pois ele já provou que sabe multiplicar dinheiro! No caso de uma promoção ou aumento de salário é a mesma coisa!

Se você quer que a empresa invista em você, primeiro prove que o investimento valerá à pena. Que garantia de retorno ela tem se fizer uma aposta “às escuras”? É assim que funciona! Coloque-se no lugar da empresa: você investiria o seu dinheiro em alguém que mostra resultados medianos ou em um profissional que sempre supera as expectativas?

Fazer o básico é o mínimo exigido, é nossa obrigação. Ir além do básico é firmar um compromisso consigo mesmo de buscar a excelência. Tome sempre a iniciativa de realizar o que precisa ser realizado para melhoria no seu trabalho, independentemente de ser ou não sua função. Encare isso como uma preparação para melhores oportunidades e alçar voos maiores.

Share this article

Comments are closed.