Conecte-se em minhas redes sociais
Crenças Limitantes

Crenças Limitantes e a Liderança

by Rodrigo Ferreira
Comments are off for this post.

Share this article

Por que muita gente lê livros, faz cursos, workshops, e ainda não se tornou um bom líder?

A bibliografia de liderança e desenvolvimento pessoal é bem extensa, pois os estudos são muitos… A gente às vezes nem sabe por onde começar, não é verdade? Daí, escolhemos um ou outro livro por indicação de amigos, professores… Achamos o conteúdo incrível, mas ao tentar por em prática, vemos que muitas vezes não funciona… Então julgamos que aquele livro não era tão bom como disseram. Partimos para outros estudos, mas chegamos sempre às mesmas conclusões quando vamos para a prática!

Achou isso familiar? Pois é… Vou te dizer que na esmagadora maioria das vezes não há nada de errado com os livros, cursos, etc… O que está te atrapalhando é o paradigma em que você vive. Ou seja, o seu sistema de crenças a cerca da liderança! Isso mesmo!

Assista ao vídeo “Crenças Limitantes”

 

Como você espera ser um grande líder, se no seu subconsciente você acredita que liderança é “dor de cabeça”? É só resolver pepinos? É se desligar e não ter tempo pra família? É virar aquele sujeito que grita! Que todo mundo fala mal… Isso é resultado de anos e anos da propagação desse estereótipo! Que por sua vez, é consequência da propagação em larga escala de líderes ruins e que influenciaram errado suas equipes, causando essa má impressão. Muitas vezes eram líderes desorganizados, que não sabiam como liderar, até porque também não foram preparados para tal! Ou seja, mesmo que você leia livros inspiradores, com estudos riquíssimos, você nunca vai conseguir pôr em prática com maestria porque simplesmente não acredita que liderar pode ser algo prazeroso.

Mas se olharmos mais a fundo veremos que não só as crenças relacionadas à liderança estão te atrapalhando. Imagine as crenças relacionadas ao seu próprio desempenho? Medo de crescer e perder… medo de fracassar, por não se achar bom o bastante… não se achar merecedora. Ou mesmo relacionadas a dinheiro! Pois é! Pensa comigo: se você tem a crença de que é difícil ganhar dinheiro, que dinheiro é o mal do mundo, que vai se corromper por causa do dinheiro… Quando você for promovido à líder e tiver o seu salário aumentado, entrará em cena o que se chama Sistema de Autossabotagem, ou seja, você entra num ciclo de comportamento que vai sabotar o seu próprio crescimento. Assim, se torna um líder negligente, sem força ou sem presença e por aí vai… Tudo pra que você desista de ser líder e volte a ganhar o que a sua crença acha que é suficiente… Ou, se foi impactado, principalmente na infância, por pessoas que diziam “ah, essa aí num vai dar em nada!”, “esse aí é muito burro!”. Esses comentários ficam gravados “a ferro e fogo”, como se diz… Quando chegar à frente de uma equipe, essa crença de que “eu sou burro” vai te derrubar, porque vai te fazer tomar decisões erradas… Pra entrar em concordância com a crença “eu sou burro”.

Aí, você lê num livro “Você precisa motivar a sua equipe”… Ok, mas se você mesmo não consegue se motivar a ser líder, como vai passar isso pra um grupo de pessoas? Simplesmente não consegue…

Ou seja, existe uma espécie de “programinha” instalado na sua mente chamado “líder é dor de cabeça” ou “ser chefe é resolver pepinos”; “eu não nasci pra ser chefe!”; “ser líder é só pra quem nasce com um dom”… Ou algo do gênero! Isso atrapalha o seu crescimento! Precisamos identificar e desinstalá-los imediatamente! Faz o seguinte: pegue uma folha de papel e se faça a pergunta: “O que eu acho sobre ser líder?”… Pra que te dê um bom resultado, você pode fazer antes um rápido exercício de relaxamento: sente-se confortavelmente, feche os seus olhos, procure relaxar sua musculatura e respire fundo algumas vezes. Quando você se sentir mais relaxado, abra os olhos e escreva as primeiras coisas que vierem na sua cabeça sobre ser líder, sem pensar. Isso porque virão as ideias que estão no seu subconsciente, onde essas crenças estão. Depois faça o mesmo em relação a sua capacidade e aos seus medos (você tem medo de quê na sua vida?) e também em relação ao dinheiro. Só de trazer esses assuntos à luz, você já terá dado um passo gigantesco, pois nada pior do que estar com uma limitação e não se dar conta de tê-la.

Depois, pra cada item das listas, tente lembrar-se de onde veio essa crença. Foi na infância? Veio dos seus pais, parentes ou amigos próximos? Foi por conta de um modelo ruim de liderança que você teve no inicio da sua carreira? Você vai perceber que essas crenças são todas baseadas em modelos errados e isso já vai reduzir o poder que elas têm sobre você! Pode apostar!

Além desse rápido exercício, existem diversas técnicas poderosas, e profissionais competentes para te ajudar a descobrir e eliminar essas crenças. Por exemplo, um bom profissional de Coaching está 100% habilitado para essa missão! Invista em você!

Bom, vou finalizar por aqui… Esse é o primeiro dos posts com dicas sobre liderança e desenvolvimento pessoal. Fiz questão de que esse fosse o primeiro pra que você, antes de ler os outros, analise o seu sistema de crenças a respeito desses assuntos. É preciso identificar o que você acredita sobre liderança e sobre si mesmo para que você tenha resultados concretos com qualquer outro tipo de estudo. Uma vez que você desinstale os programinhas nocivos, vai conseguir instalar novos programas, mais saudáveis e produtivos para sua vida.

Share this article

Comments are closed.