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Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial – Comunique, não complique!

by Rodrigo Ferreira
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Já parou para pensar em como você se comunica com sua equipe ou mesmo com as pessoas de seu convívio? Provavelmente só quando você disse algo e não foi bem compreendido é que precisou rever suas palavras, certo? Mas, estarmos sempre atentos à forma como nos expressamos é fundamental para uma comunicação sem ruídos. Então, comunique, não complique!

Assista ao Vídeo “Comunicação Empresarial – Comunique, não complique!”

Certa vez, ministrando treinamentos de tecnologia para vendedores do mercado varejista, sempre ao final aplicamos uma avaliação de conhecimentos para perceber o nível de absorção do conteúdo naquele instante. Notei que, invariavelmente, duas questões eram as de maior índice de erro. Então formulei algumas hipóteses: a) a questão não estava bem escrita; b) o assunto era muito complexo; ou c) eu que não me expressei de maneira mais clara. Resolvi considerar a alternativa “c” e alterei a maneira de explicar aquele determinado conteúdo. Como resultado, observei uma redução em mais de 50% nos erros, nas mesmas duas questões, em treinamentos seguintes.

Este exemplo se tratava de um treinamento, mas nós podemos traçar um paralelo com uma reunião de equipe, por exemplo. Diversas vezes precisei fazer ajustes em meus discursos para que o grupo compreendesse o que eu queria passar. Para isso foi fundamental que eu, como líder, estivesse atento a como minhas mensagens estavam sendo recebidas pela equipe e aos feedbacks que me davam. Por exemplo, houve uma vez em que recebi um feedback de que eu falava rápido demais e às vezes era difícil para algumas pessoas me acompanhar… Bom, de fato eu sou consciente de que tenho essa tendência a falar rápido, mas naquela ocasião eu não estava sendo cuidadoso em 100% do tempo com essa característica. Isso me fez ficar mais alerta e a me policiar mais para que todos da equipe pudessem me compreender por igual.

Portanto, comunique e não complique! E, ao distribuir uma tarefa ou comando, sempre se certifique de que todos entenderam do jeito que tem que ser. Como as pessoas são diferentes, cada um pode interpretar de uma maneira, e esse detalhe pode ser a diferença para se atingir um bom resultado.

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