Conecte-se em minhas redes sociais
A Importância do Planejamento Estratégico

A Importância do Planejamento Estratégico

by Rodrigo Ferreira
Comments are off for this post.

Share this article

Você sabe o que precisa fazer a cada dia para progredir na vida? E no seu trabalho, sendo o líder da equipe, você tem o passo-a-passo para alcançar as metas estabelecidas pela empresa e se tornar um profissional de excelência? Se respondeu “não” para essas duas perguntas, eu acredito que você possa estar andando em círculos, sem saber como dar uma virada. Você precisa entender a importância do planejamento estratégico!

Assista ao Vídeo “A Importância do Planejamento Estratégico”

Se nossas ações como líderes não estão baseadas em um planejamento, por menor que seja, tudo o que conseguiremos é, no máximo, nos tornar líderes medíocres… liderar sem ter um plano bem definido é como ir para a mata sem ao menos um mapa e/ou uma bússola! Se for assim, ficaremos no esquema “tentativa-e-erro” indefinidamente, na esperança de que tudo dê certo no final. Mas nosso objetivo aqui é a excelência na liderança e, por isso, precisamos nos dedicar a planejar sempre! Mas, por onde começar um bom plano?

Toda empresa tem um grande objetivo (ou mais de um) e nosso planejamento precisa estar alinhado com ele. Primeiro responda à seguinte pergunta: quais os números / resultados que eu e minha equipe precisamos gerar para ajudar a empresa a atingir este objetivo? Este é um bom início, pois assim poderemos estipular metas a serem alcançadas por mês / semana / dia. E, na sequência, saber onde cada membro da equipe se encaixa na execução desse planejamento, considerando suas qualidades e limitações. Ou seja, de que maneira cada um vai contribuir para o objetivo maior.

Além disso, com este planejamento os imprevistos serão mais fáceis de contornar e nós nunca perderemos o rumo ao lidarmos com essas dificuldades. Será a nossa bússola, como mencionei no início: se nos perdemos, basta olhá-la e saberemos onde está o Norte!

Claro que esse é apenas um início, pois você deve considerar que, apesar de ter um planejamento-base, que vai ditar o ritmo, ele precisa ser flexível, para que faça pequenos ajustes durante o percurso. Ou mesmo inclua novas sugestões vindas da própria equipe, logo no início ou à medida que o planejamento vai sendo colocado em prática.

Este é um tema de alta importância e sugiro que ele seja tratado como prioridade. Então, faça o seu planejamento de forma consistente e compartilhe-o com sua equipe, deixando claro o papel de cada um e ficando aberto a sugestões. Tenho certeza que, agindo desta forma, o engajamento de todos será maior, pois saberão que à frente do time há um líder organizado e comprometido com resultados.

Share this article

Comments are closed.